Programa de Pós-graduação em Administração

PPGAdm
por Portal PPGA Fagen
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 23/02/2021 - 11:42
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Histórico: 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) em nível de Mestrado Acadêmico foi criado em 2003. Sua área de concentração é a Gestão Organizacional com foco na formação de docentes e pesquisadores que atuam ou pretendem atuar no âmbito acadêmico, e, ao mesmo tempo, se orienta por atualizar profissionais de mercado, do governo e terceiro setor. A estrutura básica compreende duas linhas de pesquisa: (1) Organização e Mudança, e (2) Gestão Financeira e Controladoria.

O curso é regulamentado por resolução interna aprovada em reunião do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, a qual prevê, entre outros temas, a forma de ingresso, a estrutura curricular, direitos e deveres dos alunos, processo de credenciamento e descredenciamento dos docentes no Programa.

O Programa desenvolve pesquisas relacionadas à Gestão Organizacional, visando à geração de conhecimentos e à melhoria do ensino em Administração, bem como do diagnóstico e  solução de problemas de interesse regional, nacional e/ou internacional. Em 2015, por recomendação da CAPES, foi criada uma comissão interna com o objetivo de avaliar a estrutura e proposta do programa. Foram ouvidos professores, alunos, comunidade e, com base nessas discussões, foi apresentada uma nova proposta para o Programa com orientação para o tema Regionalidade. Essa proposta já foi aprovada nos níveis internos da Universidade e será submetida ao APCN (Aplicativo para curso novo) da CAPES.

Desde a sua criação em 2003, 172 (cento e setenta de dois) alunos concluíram o curso e apresentaram suas defesas de dissertação. O PPGA formou profissionais que atuam, principalmente, em Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas), sendo a maioria deles no ensino de Administração. Vale ressaltar que vários egressos do programa  atuam em órgãos governamentais e empresas privadas. (Vide item ex-alunos)

Até o ano de 2014, eram oferecidas 15 vagas anuais. No ano de 2015, foram oferecidas 20 vagas para o Curso de Mestrado em Administração da FAGEN, sendo os candidatos  oriundos, além de Uberlândia-MG, de diversas cidades da região.  No ano de 2016, esse número aumentou para 22 vagas em atenção a uma demanda da população local.

Objetivo: 

 

Missão: 

O Programa desenvolve pesquisas relacionadas à Gestão Organizacional, visando à geração de conhecimentos e à melhoria do ensino em Administração, bem como do diagnóstico e  solução de problemas de interesse regional, nacional e/ou internacional

Infraestrutura: 

 

O Programa de Pós-graduação em Administração da FAGEN conta com a seguinte infraestrutura: diretoria, coordenações e salas administrativas.

A secretaria do Programa está estruturada com os seguintes recursos:

  •  Um técnico-administrativo e um estagiário para atuarem na secretaria, bem como espaço físico amplo e arejado;
  •  1 sala administrativa para a coordenação;
  •  1 sala de reuniões;
  •  Equipamentos para administração do curso: 2 computadores, 2 impressoras, 2 mesas com cadeiras, 2 armários para arquivos, balcão de atendimento.

Salas de Docentes

Estão credenciados ao Programa 18 docentes alocados em salas de professores com computador pessoal, impressoras, acesso à internet, ar condicionado e armários. 

Salas Multiuso

O Programa conta atualmente com duas salas  para ministrar aulas e para as defesas de dissertação, ambas contendo mesas, carteiras almofadadas, ar condicionado, computador, projetor e quadro interativo, e uma sala para a Coordenação de Pesquisa, com ampla mesa para reuniões e equipamento multimídia.

Laboratórios

O Programa utiliza um laboratório de informática e estudos, contendo:

  • 10 computadores (um para cada três alunos, considerando o período de duração dos créditos a serem cursados em dois anos);
  •  Licenças de software para análise quantitativa e para análise qualitativa;
  •  Ainda, o programa conta com cinco salas multiusuários com infraestrutura para ensino, reuniões e apresentações à distância.

Recursos de Informática

A Universidade fornece diversas bases de dados para download de artigos relacionados à Gestão. Além disso, foi realizada a assinatura da base Economática, que contribui com dados sobre diversas organizações, para uso de análises quantitativas de artigos e dissertações.

Diversos professores do Programa conduzem ou já conduziram projetos financiados por agências de fomento, e por meio desses, adquiriram licenças de softwares de análise quantitativa para uso nas pesquisas. Além desses, existe uma licença do software qualitativo Mecanalyst, que serve para o estudo de valores pessoais nos processos
de decisão de compra.

Biblioteca

A Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia foi criada em 1976, com a junção dos acervos bibliográficos de oito faculdades isoladas da cidade, cuja incorporação foi concluída em 1978. Em 1989, foi criado o Sistema de Bibliotecas - SISBI, centralizando todas as atividades de aquisição e processamento técnico.

O SISBI é composto por sete bibliotecas e atende toda a comunidade acadêmica da UFU, a comunidade de Uberlândia e região. A área física total do SISBI é de 10.754,75m², sendo  1.489,10m2 de área destinada para estudo individual; 2.741,63m2 para estudo em grupo e 6.524,02m2 para serviços internos e acervo.

A área física das bibliotecas é composta por espaços para serviços técnicos e administrativos, acervo, área para estudo em
grupo e individual, cabines para estudo em grupo, sala de empréstimo, pesquisa na base local e espaços especializados tais como: hall para exposição, ilha de pesquisa, laboratório de informática, memória UFU, sala de reserva, sala para utilização de materiais audiovisuais, espaço para notebooks, salas de coleções especiais, sala de estudos 24h, anfiteatro e sala de reprografia.

O acervo é composto por livros, teses, obras de referência, periódicos (revistas e jornais), bases de dados (dentre elas o Portal CAPES), além de coleções especiais (discos em vinil, fitas cassete, CDs, vídeos VHS e DVDs, peças teatrais, cartazes, catálogos de exposições, bienais e artistas, normas técnicas, partituras).

O SISBI assina a base de dados Economática na área de administração, a qual é utilizada para a análise de investimento em ações, sendo atualizada diariamente pela internet, ficando disponível para consulta exclusivamente nas “Ilhas de pesquisa” das bibliotecas. Apresenta séries históricas de indicadores macroeconômicos como inflação, câmbio, juros e outros. Ainda, inclui informações sobre empresas listadas em bolsas de valores contendo cotações diárias das ações, demonstrativos financeiros trimestrais, entre outras informações

Horário de atendimento: 
Segunda a sexta-feira - 7h às 11h30 / 13h às 17h30
Laboratório de Informática e Estudos - PPGA FAGEN
Av João Naves de Avila, 2121
CEP: 
38400-902
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Campus Santa Mônica - Bloco 5M - Sala 108