Luciano Rossoni

Última modificação: 05/03/2021 - 15:02
Visitante
Não

Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (2000), Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em Administração pela Universidade Federal do Paraná, cuja tese foi agraciada com o Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2010, concedido pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Realizou Pós-doutorado em Sociologia na Universidade da Califórnia, Santa Barbara (2017) e em Finanças na UFRJ (2013). Atualmente é Professor Visitante da Universidade Federal de Uberlândia, Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ, Consultor Ad Hoc da CAPES e do CNPq e Membro Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES). É editor-chefe da RECADM (Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Qualis B1), associate editor da Frontiers in Research Metrics and Analytics: section Research Policy and Strategic Management, editor associado da REAd (Revista Eletrônica de Administração da UFRGS), membro do conselho editorial da Revista de Administração Contemporânea (RAC) e editor científico da Revista de Administração de Empresas (RAE), tal como avaliador de vários periódicos nacionais e internacionais. Foi cocriador e desenvolvedor do SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library), bem como ex membro do Comitê da Área de Estudos Organizacionais da ANPAD (2015-2017) e ex líder do Tema Análise Institucional de Organizações (2013-2014). Tem experiência de ensino, pesquisa e coordenação em nível de pós-graduação (desde 2008) e graduação em administração (desde 2003), atuando principalmente nos seguintes temas: teoria institucional, análise de redes sociais, produção científica, organizações, estratégia, governança corporativa, sociologia econômica e métodos quantitativos. Tem experiência em coordenação de projetos de pesquisa, com vários projetos fomentados por órgãos como CNPq, CAPES e FAPERJ. Possui diversos prêmios concedidos pela ANPAD como melhor artigo do EnANPAD (2009), melhor artigo do 3Es - Encontro de Estudos em Estratégia (2011), melhor artigo da divisão de Administração Pública e Gestão Social (2009), melhor artigo da divisão de Finanças (2008), melhor artigo da divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (2007) e melhor artigo do EnAPG - Encontro Nacional de Administração Pública e Gestão Social (2006). Ganhador do prêmio IBGC Itaú de Governança Corporativa 2010, Categoria Academia, além do primeiro Prêmio Valores do Brasil, na Categoria Educação e Geração do Conhecimento, oferecido pelo Banco do Brasil em 2008. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio SBFin para melhores artigos de 2008 na Revista Brasileira de Finanças (RBFin). Possui diversas publicações científicas nacionais e internacionais, das quais 60 em periódicos acadêmicos, 5 capítulos de livro e 61 publicações em anais de eventos.

Áreas de Pesquisa ou Interesse: Lógicas Institucionais e suas Práticas, Esquemas Culturais, Instituições, Organizações e mercados.